Início Áreas de Concentração Filosofia e História da Educação
Filosofia e História da Educação PDF Print E-mail

Coordenador: Prof. Dr. Silvio Ancízar Sánches Gamboa

Descrição

A Área contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados do ponto de vista Histórico e Filosófico. Preservada a autonomia relativa de cada um desses campos do saber, na sua pluralidade, busca-se articuladamente o conhecimento e a discussão da educação, tanto na sua contextualização histórica, como à luz dos seus pressupostos éticos, políticos e/ou epistemológicos.

Eixos de Pesquisa, Estudo e Trabalho:

Historiografia e Concepções Teórico-Metodológicas da História da Educação

Estudos Temáticos e História Regional da Educação

Estudos Histórico-biográficos do Pensamento Educacional

Ética, Política e Educação

Epistemologia e Teorias da Educação

Ensino de Filosofia

Filosofias da Diferença em interface com a Educação

Processos de exclusão/inclusão social e escolar: racismo e práticas sociais

Psicanálise, Filosofia e Educação: subjetivação e diferenciação

Profa. Dra. Olinda Maria Noronha
Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen

GRUPOS DE  PESQUISA

Esta Área de Concentração congrega os seguintes grupos de pesquisa:

1. HISTEDBR

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL"

Descrição

Desenvolve estudos e pesquisas em História da Educação Brasileira, tendo por pressuposto que a educação é intrinsecamente articulada à sociedade, sendo, portanto, social, econômica e politicamente determinada.

2. PAIDÉIA

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Descrição

Abrange estudos e pesquisas em Filosofia da Educação, com a priorização da produção de conhecimentos sobre a problemática teórico-metodológica da educação ou do pensamento educacional, principalmente brasileiro, sobre as questões que tenham por objeto o desvelamento da relação entre Ética, Política e Educação, e sobre o Ensino da Filosofia.

3. CIVILIS

Descrição

O Civilis nasce da necessidade de dar visibilidade e legitimidade institucional aos estudos e pesquisas de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, que em seus trabalhos vêm priorizando novas fontes, novas abordagens e perspectivas teóricas da Nova História, decorrentes da reavaliação histórica e da renovação historiográfica oriunda da crise da História e dos paradigmas. Entre o fazer e o falar, as novas fontes disponibilizadas, em especial, pelos arquivos escolares e museus, fazem a escola emergir como prática cultural, pedagógica e institucional, como um conjunto de culturas e obriga o historiador da educação a olhar a escola de diferentes pontos de vista, a dos agentes históricos, fertilizando um novo campo de investigações.  Reinterpretar a sociedade, a escola, suas práticas culturais e pedagógicas, sem reduzir a História ao discurso individual da Memória ou dos documentos.

4. DiS (grupo inter-área)

DIFERENÇAS E SUBJETIVIDADES EM EDUCAÇÃO

Descrição

O Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades tem como objetivo geral produzir conhecimentos na transversalidade de campos de saberes que tenham como perspectiva a condição humana, em especial, com a Filosofia, a Psicologia Social, a Psicanálise e a Lingüística.  O eixo articulador das pesquisas vinculadas ao grupo é o estudo das e nas diferenças em um duplo sentido: de um lado, a diferença como objeto – as diferenças historicamente produzidas e sobre as quais seus pesquisadores se voltarão; de outro, a diferença como perspectiva, ou seja, as diferenças que constituem os olhares dos membros do grupo.